Páginas

segunda-feira, 13 de maio de 2013

AGIR A LONGO PRAZO. COMO FAZER ISSO AGORA?


Segundo a Wikipédia
Carpe diem é uma frase em latim de um poema de Horácio, e é popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento. É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro.
Quem já não ouviu essa expressão, no grande filme Sociedade dos Poetas Mortos (1989), no seu feed de notícias no Facebook, ou em alguma tatuagem ao lado de uma estrela ou do símbolo do infinito. Pois bem, a máxima o clichê ainda se sustenta. Não dá mais para pensar somente no hoje, no amanhã, nesse ano. Não devemos mais pensar somente no curto prazo, vamos além, ao infinito e além.





E agora?




  1. Tenha um objetivo. Fácil! Onde, como e fazendo o que você se vê daqui há 5 anos. Em cima disso crie pequenas metas, que seriam como estágios, fases, para chegar ao seu objetivo. Inspire-se no Mario, demorou, foi trabalhoso, mas conseguiu chegar a princesa.
  2. Mude seus hábitos, quebre alguns cartões de crédito, esqueça seu limite no banco (ele não é seu, repita, como um mantra), pense na saúde, em envelhecer saudável. Se alimentar bem, fazer exercício e beber muito líquido também é pensar no futuro. Parar de fumar e não exagerar no open bar também.
  3. Controle seu dinheiro, é serio! Tente, não comece com algo muito complexo. Apenas liste suas despesas essenciais do mês e reserve o dinheiro para todas elas, longe de seus devaneios consumistas, da sua fome e “emergências”. Depois que se sentir a vontade, comece a analisar onde pode diminuí-las, quanto pode poupar e se pode começar aquele projeto para o qual você nunca tem dinheiro.
  4. Planejar, planejar e planejar. Tudo que fizer deverá ter um pé no chão, um pelo menos, pense nas consequências de seus atos, em todas elas. Comprar algo em muitas parcelas, pular refeiçoes com frequência e dormir pouquíssimo, por exemplo, tem grande impacto no seu futuro.


Seja qual for seu objetivo, seu sonho, uma grande boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário