Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

NOTÍCIA COMENTADA - O QUE É LOBBY?

O Papa falou essa semana novamente sobre o Lobby Gay no Vaticano, em que ele dá enfase ao lobby como algo ruim, não pelo fato de ser gay, mas sim por ser lobby. Esse termo é bem conhecido pelos brasileiros da política, mas o que é exatamente lobby?

Lobby pode ser facilmente substituído por "grupo de pressão". Já que essa prática envolve influência de um grupo em determinada área em busca de seus interesses, que não necessariamente são escusos ou ilegais, ou usam práticas condenadas pela sociedade, tanto que nos EUA a profissão de lobista é regulamentada e seus agentes são considerados parte importante do jogo político.



No Brasil é sinônimo de corrupção na política e acabou ganhando tom pejorativo por conta disso, não é sempre assim, um grupo de pressão nada mais defende do que o interesse do grupo e é praticado de muitas formas por muitos, sindicatos, organizações, ordens, inclusive na terra do Papa, por exemplo, onde pelo visto temos um lobista homossexual, segundo o jornal italiano L'espresso, que defende os interesses de seu grupo dentro do Vaticano. O atual Papa não vê essa situação com bons olhos pois o lobby vislumbra uma situação de "proteção, recomendação e chantagem" dentro da instituição católica.

Notícia:

"Lobby gay" volta à tona no Vaticano após nomeação de prelado
Terra Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário