Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

10 DICAS SOBRE TRABALHO PARA INICIANTES

Sejam obrigações da empresa ou deveres do empregado, algumas das questões mais frequentes e relevantes:
  
1) Experiência: o período de experiência de 90 dias é corrido, ou seja, não são três meses (que podem variar na quantidade de dias 28, 29, 30, 31) mas sim 90 dias contados ininterruptamente.  O período de experiência pode ser também de apenas 45 dias, podendo ser estendido por mais 45 dias. 

2) Carteira Assinada: a carteira deve ser assinada desde a experiência e deve sempre permanecer o menor tempo possível com a empresa, afinal ela é sua. 

3) Hora Extra: a hora extra deve ser paga sempre que você ultrapassar as 220 ou 200 horas semanais, 6 ou 8 horas diárias, de trabalho, em dia de semana paga-se 50% sobre o valor da hora normal e aos domingos e feriados 100%.  

4) Banco de Horas: o banco de horas é um sistema que substitui o pagamento de horas extras, no qual suas horas são acumuladas para serem trocados por folgas, por exemplo, você acumulou 8h45min então você já pode tirar um dia de folga e ainda fica com um saldo de 45 minutos em seu banco de horas, se sua jornada for de 8 horas. 

5) Férias: você só tem direito a férias decorridos 12 meses de seu ingresso na empresa, chamando de período aquisitivo. Depois disso você ainda tem o período de mais 12 meses para tirar férias, que deve ser em período acordado com a empresa. Então nada de começar a trabalhar pensando em descanso. 

6) Venda de férias: só podem ser vendidos 10 dias de férias, independente dos dias e não precisam ser ininterruptos, mas como regra da CLT, o empregado tem que tirar em seu mês de férias no mínimo 10 dias de descanso ininterruptos. 

7) Descanso Semanal Remunerado: graças ao artigo 67 da CLT temos garantido o domingo como dia de descanso pago, ou descanso semanal remunerado, a CLT elegeu o domingo, salvo algumas exceções.  

8) 13º salário: o decimo terceiro salário é calculado a partir da quantidade de meses que você trabalhou do ano atual, ou seja, se você entrou na empresa no mês de maio, com um salario base de R$ 1.000,00 você irá receber por volta de R$ 666,66 (bruto, não considerando os descontos, INSS, IRRF, Pensão Alimentícia) de 13º (1.000%12x8). 

9) Descontos: falando em desconto, a empresa pode descontar até 30% do seu salário, incluindo impostos, compras, vale transporte entre outros, pois o legislador entendeu que um desconto acima desse percentual pode afetar a sobrevivência do empregado. 

10) Salário bruto é o salario que foi prometido na entrevista ou contratação, é o valor cheio, que deve ser pelo menos um salário mínimo, já o salário líquido é o que realmente chega na sua mão ou cai na sua conta bancária, depois de todos os descontos. Muito cuidado na hora de planejar os seus gastos, conte sempre com o salário líquido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário