Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ADOLESCENTE OU ADULTO? LIBRAS OU LEÃO?

Adolescência até os 25 anos? A utilização de faixas etárias para definir amadurecimento é o mesmo que usar a data de nascimento para definir a personalidade. É a necessidade de dar nomes aos bois, nesse caso para estudá-los, no caso dos signos não sei, mas é forçada essa nova definição baseada apenas na idade e no desenvolvimento fisiológico do cérebro, assim como a definição de adulto aos 18 anos sempre foi, somos mais do que isso, somos mudança, movimento, ação e um emaranhado de escolhas, atitudes, relações e vivência.

Apesar de não ser o maior fã da nomenclatura as etapas da vida de um ser humano, ainda acho que aos vinte e cinco anos já não somos mais adolescentes, deixamos de ser muito antes disso, somos adultos já, adultos emergentes talvez. Alguns mais maduros e melhor resolvidos, com uma carreira sólida e tudo mais, outros não, mas chamá-los de adolescentes é demais.

Lendo essa matéria sobre os, estima-se, 1 milhão de jovens no Japão que estão enfurnados em suas casas, a maioria na casa dos pais, a maioria vai ficar ali por décadas. Basicamente por causa da pressão exercida pela sociedade de desempenho excelente e conquista do melhor e mais rápido. Já em outra matéria, dessa vez sobre os jovens americanos, eles estão saindo de casa mais tarde por conta da crise generalizada do governo americano, da alta dos imóveis e falta de grana mesmo, isso tá modificando a cultura americana e modificando esses jovens, modificando assim os novos adultos americanos.

Essas duas notícias são exemplos claros da complexidade dessa fase de transição, que não depende somente de fatores psicológicos e fisiológicos, mais de uma conjuntura maior, envolvendo também o combo família-comunidade-sociedade-país. Que vão influenciar fatores como profissionalização, independência e amadurecimento, que influenciam diretamente a percepção de adulto.

Não podemos chamar jovens adultos de adolescentes só porque moram com os pais, ou porque o córtex pré-frontal não está completamente formado, ou porque ainda jogam horas a fio ou dormem até tarde. Não é a idade que vai dizer se somos adultos ou não, assim como não é data de nascimento que nos define.

Nenhum comentário:

Postar um comentário