Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

GREY GARDENS

A história por trás dos jardins cinza da tia e prima de Jacqueline Kennedy (ex-primeira-dama dos EUA) é incrível, absolutamente palpável e ao mesmo tempo tão inacreditável. 

Edith Ewing Bouvier Beale (1895-1977), conhecido como "Big Edie", e sua filha Edith Bouvier Beale (1917-2002), conhecida como "Little Edie" viviam juntos em uma casa projetada em 1897 por Joseph Greenleaf Thorpe e comprado em 1923 por "Big Edie" e seu marido Phelan Beale. Depois que Phelan deixou sua esposa, "Big Edie" e "Little Edie" viveram lá mais de 50 anos com recursos limitados no aumento da miséria e isolamento.




A casa, que fica em East Hampton, balneário próximo a Nova York, foi chamado Grey Gardens por causa da cor das dunas, os muros do jardim de cimento, e a neblina do mar.




No outono de 1971 e durante 1972, devido as suas condições de vida, sua casa estava infestada por pulgas, habitado por numerosos gatos e guaxinins, privada de água corrente, e cheio de lixo. A decadência foi exposta como resultado de um artigo na National Enquirer e uma reportagem de capa da New York Magazine.

A partir de então essa história ganhou o mundo através das mais diversas formas, é impressionante como a vida delas foi retratada, como elas foram do glamour e boa vida da década de 20 para o completo desleixo e miséria em cerca de 50 anos.

DOCUMENTÁRIO



Albert e David Maysles tornaram-se interessados na história e receberam permissão para filmar um documentário sobre as mulheres, que foi lançado em 1976, para grande aclamação da crítica. Sua técnica de cinema direto deixou as mulheres para contar suas próprias histórias.

MUSICAL



O musical abriu Off-Broadway em Playwrights Horizons em 10 de fevereiro de 2006 e funcionou até 30 de abril de 2006. Dirigido por Michael Greif com coreografia de Jeff Calhoun, ele estrelou Christine Ebersole, Mary Louise Wilson e John McMartin.
Conquistou o prêmio de melhor musical do Outer Critics Circle. Christine Ebersole foi escolhida melhor atriz no Drama Desk, no Drama League Award e no Outer Critics Circle. Ela também ganhou o Tony, o principal prêmio do teatro americano, graças à temporada na Broadway entre 2006 e 2007.
Ganhou uma versão Brasileira em 2013 dirigida por Wolf Maya.

TELEFILME



Produzido pela HBO, estrelado por Drew Barrymore e Jessica Lange e vencedor em 2009 dos Emmys de melhor filme para TV e melhor atriz (Jessica Lange) e os Globo de Ouro de melhor filme para TV e melhor atriz (Drew Barrymore). 

TV

Referências de Grey Gardens já apareceram em séries como The New Normal (1ª temporada, episódio 2: "Sofa's Choice"), New Girl (2ª temporada, episódio 8: "Parents") e no reality RuPaul's Drag Race (5ª temporada, episódio 5: "Snatch Game").

Nenhum comentário:

Postar um comentário