Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

CRIANÇAS DOS FILMES

Nicolas, famosão na frança.
Costumo fazer cara feia pra filmes com animais e crianças eu confesso, principalmente pra aqueles clássicos da tarde que incluíam os dois, mas existem alguns filmes que valem a pena e que tem como elenco principal crianças, não adolescentes ou adultos se passando por crianças, mas crianças mesmo. Eles retratam a visão que as crianças tem do mundo, simples, não tem lá seus grandes artifícios, efeitos, dramas. Mas mostram o mundo pelos olhos desses pequenos. 
Greg, o banana.
O engraçado é notar como são estranhas muitas coisas da vida adulta pelo panorama de uma criança, como muitas vezes notamos que fazemos muitas coisas sem explicação lógica na ponta da língua, apenas pelo costume, ou pela aprovação social, pra tentar ser uma pessoa normal, e quem é mesmo que dita o padrão pra isso? Não sei, mas depois de um tempo paramos de nos perguntar isso com muita frequência e passamos a repetir mais e questionar menos, agimos como o esperado, como todo mundo faz, fez e fará.
E as crianças questionam sobre esse tal "comportamento automático" com tanta naturalidade, assim acontece por exemplo no bonito O pequeno Nicolau (Le petit Nicolas, 2010) filme francês do mesmo criador de Asterix e baseado numa histórias em quadrinhos bem famosa por lá, O diário de um banana (Diary of a Wimpy Kid, 2010) baseado numa série de livros bem bacanas e Os Batutinhas (The Little Rascals, 1994), um clássico da minha infância.
Gosto dessa perspectiva nova sobre velhos modos, da forma simples de encarar as coisas e do mundo girar em torno de um grande problema como: a possibilidade da chegada de um irmão, a perseguição de um irmão mais velho ou a perda de um amigo pra um garota (argh).

6 comentários:

  1. Eu juro que muita coisa eu ainda tento enxergar pelo meu "prisma infantil"... ajuda muito... hehehe! Mas filme com bicho eu #numguento... se o bicho fala, pior ainda... hahahaha! Hugz, Adulto!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz... eu não resisto a filme com cachorro!
    Já as crianças... depende... tem crianças que dá vontade de..... kkk

    Abração e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Aaah... eu passo... kkk. Criança, só entre 18 e 20 anos... aí eu adoto ! Hahahaha

    ResponderExcluir
  4. A gente faz tanta coisa automática sem ao menos refletir...

    ResponderExcluir
  5. Diário de Um Banana é muito legal de assistir. Meu sobrinho adora. Ah, eu não sei se curto muito filmes com personagens crianças - eles costumam deixá-las bobas demais.

    ResponderExcluir
  6. bacana! em breve vou falar no blog sobre um filme que vi no festival de cinema francês chamado "a viagem extraordinária". tem a ver com isso que você comentou. abraços!

    ResponderExcluir